automóvel não é um sistema rígido, mas sim um sistema elástico que é assim construído para absorver os impactos da melhor forma possível.
Ocorre que os pontos de fixação , por não serem rígidos, com a passagem do veículo por buracos, ondulações e irregularidades da pista, deslocam-se, ou seja, perdem a exata localização de sua fixação original.
Como essa fixação é feita toda através de parafusos ajustáveis, a geometria nada mais é do que uma regulagem desses pontos de fixação, para que as quatro rodas fiquem perfeitamente centralizadas formando um retângulo. Claro que na prática isso é quase impossível de acontecer, seria preciso um ajuste muito sensível que as máquinas de geometria não fazem, por isso as montadoras especificam uma certa margem de erro. Todas as medidas são feitas com graus e milímetros, onde são verificados a distância entre-eixos, o cáster (medidas em relação ao eixo imaginário vertical) e o câmber (queda ou convergência das rodas, que é a distância entre a parte superior e a inferior da roda). Vale lembrar que apenas a suspensão dianteira pode ser geometrizada, e que suspensões não-originais, como as rebaixadas, a ar e com molas tipo rosca não atingem nunca os parâmetros especificados.
Ocorre que os pontos de fixação , por não serem rígidos, com a passagem do veículo por buracos, ondulações e irregularidades da pista, deslocam-se, ou seja, perdem a exata localização de sua fixação original.
Como essa fixação é feita toda através de parafusos ajustáveis, a geometria nada mais é do que uma regulagem desses pontos de fixação, para que as quatro rodas fiquem perfeitamente centralizadas formando um retângulo. Claro que na prática isso é quase impossível de acontecer, seria preciso um ajuste muito sensível que as máquinas de geometria não fazem, por isso as montadoras especificam uma certa margem de erro. Todas as medidas são feitas com graus e milímetros, onde são verificados a distância entre-eixos, o cáster (medidas em relação ao eixo imaginário vertical) e o câmber (queda ou convergência das rodas, que é a distância entre a parte superior e a inferior da roda). Vale lembrar que apenas a suspensão dianteira pode ser geometrizada, e que suspensões não-originais, como as rebaixadas, a ar e com molas tipo rosca não atingem nunca os parâmetros especificados.
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