O rodízio municipal de veículo da cidade de São Paulo --ou Operação Horário de Pico-- tem como principal objetivo diminuir o congestionamento nas principais vias da cidade.
Para isso, a prefeitura e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) organizaram os dias e horários que carros e caminhões estão proibidos de trafegar na região chamada de centro expandido, área de 151 km2, conforme o final das placas.
Aqueles que forem flagrados pela fiscalização não obedecendo ao rodízio podem ser multados em R$ 85,13, além de receber 4 pontos na carteira de habilitação.
CARROS
De acordo com o final de placa e dia da semana, os veículos não podem circular nas ruas e avenidas internas do chamado mini-anel viário, inclusive nas vias que circundam a região, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Dia | Final da placa |
---|---|
Segunda | 1 e 2 |
Terça | 3 e 4 |
Quarta | 5 e 6 |
Quinta | 7 e 8 |
Sexta | 9 e 0 |
Além de cumprirem o rodízio, os caminhões não podem circular na Zona de Máxima Restrição de Circulação --área de 100 km2 da região central da cidade-- de segunda a sexta das 5h às 21h e no sábado, das 10h às 14h.
Em 2010, também foram proibidos de trafegar nos mesmos horários nas avenidas Roberto Marinho e Bandeirantes e na marginal Pinheiros. Em outubro, o tráfego também foi proibido em diversas vias localizadas na região do Morumbi.
A decisão da prefeitura teve como objetivo forçar os veículos pesados a saírem do centro expandido e a aderirem ao trecho sul do Rodoanel.
VUCs
Antes seguindo regras específicas, os caminhões de pequeno porte chamados de VUCs (veículos urbanos de carga), que possuem até 6,30 metros de comprimento e 2,20 metros de largura, agora podem circular na zona de máxima restrição das 10h às 16h e das 21h às 5h. Eles também foram liberados aos sábados em qualquer horário.
MOTOS
Com a inauguração das novas faixas na marginal Tietê, a prefeitura proibiu totalmente a circulação de motos nas faixas expressas da via. As motos também não podem circular mais na avenida 23 de Maio, no trecho entre o antigo prédio do Detran e a praça da Bandeira. O objetivo foi levar os motociclistas para a motofaixa do corredor Vergueiro,inaugurada em junho de 2010.
DÚVIDAS SOBRE RODÍZIO
Carros com placas de outros municípios precisam respeitar o rodízio?
CET - Sim. Devem seguir as mesmas regras dos veículos emplacados em São Paulo.
Veículos movidos a gás natural (GNV) estão liberados do rodízio?
Não. Sabe-se que o rodízio ajuda a reduzir a poluição do ar, pois visa tirar 20% dos veículos das ruas nos horários de maior movimento. Mas a principal motivação da Operação Horário de Pico é realmente melhorar o trânsito nesses horários, incentivando alternativas como a carona e o transporte coletivo.
Em caso de emergência médica, por exemplo, o motorista pode sair com seu carro mesmo no dia do rodízio?
O motorista que sair no horário e dia do seu rodízio e for pego pela fiscalização será autuado. Cabe a ele entrar com um recurso contra a multa, argumentando e enviando provas que justifiquem o pedido do recurso; e a Jari (Junta Administrativas de Recursos de Infrações), julgar o caso conforme suas regras. Não existem exceções para o não cumprimento do rodízio, será a comissão que compõe a Jari que avaliará se cabe aceitar ou não a justificativa e, consequentemente, anular ou não a multa. Alguns veículos como ambulância, caminhões de lixo, viaturas etc. estão dispensados do rodízio pela prefeitura.
PAÍS DA ROUBALHEIRA, NÃO SABEM O QUE FAZER PARA SAQUEAR O POVO. RIDÍCULO
ResponderExcluirTudo isso é pra roubar Dinheiro do povo
ResponderExcluir