Cientistas na Alemanha desenvolveram um novo fluido para resfriar as caras baterias de carroselétricos e estender o tempo de vida útil delas, outro potencial passo para melhorar o custo-benefício da propulsão elétrica.
O fluido, batizado de CryoSolplus, absorve o calor de forma mais eficiente do que a água ou o ar e pode permitir conjuntos menores de baterias debaixo do capô, de acordo com uma equipe de pesquisadores do Instituto Fraunhofer para Tecnologia de Meio Ambiente, Segurança e Energia.
Um conjunto novo de baterias para carro elétrico pode custar até metade do preço do veículo e pode ter a vida útil reduzida pela metade se operar a 45 graus Celsius, como num percurso normal durante um dia quente, em vez do máximo da zona de conforto entre 20 e 35 graus.
As baterias atuais ou não são resfriadas, inclusive nos modelos em que são retiradas para serem recarregadas, ou são resfriadas com ar.
O ar, dizem pesquisadores, não absorve muito o calor e exige um espaço maior para circular entre as baterias. A água conduz melhor o calor, mas exige um tanque maior de armazenamento.
Os cientistas do Fraunhofer dizem que a solução de CryoSolplus, uma mistura de água, parafina, anticongelante e um agente estabilizador, pode absorver três vezes mais calor do que a água, além de exigir um tanque de armazenagem menor e diminuir peso e espaço.
Eles planejam testes em um veículo experimental, mas acreditam que um sistema que usa CryoSolplus custará entre 50 e 100 euros a mais do que um que usa água.


FONTE: Trânsito Manaus



Um dos grandes inimigos de baterias para veículos eléctricos é o calor. As baterias já se aquecer sob uso normal, mas quando as temperaturas quentes do verão ou cargas de trabalho elevadas são jogados em sobreaquecimento, se torna uma possibilidade real. De acordo com o Instituto Fraunhofer de Meio Ambiente, Segurança e Tecnologia da Energia, executando uma bateria de dez graus durante o seu "nível de conforto" máximo de cerca de 35 º C (95 º F) pode esgotar a sua vida útil pela metade. É por isso que os pesquisadores têm-se desenvolvido um refrigerante da bateria conhecida como CryoSolplus, o que é dito para oferecer três vezes a capacidade de resfriamento de água.
CryoSolplus consiste em parafina, água, tensides estabilização (detergentes) e "um traço" de glicol anti-congelante. Quando a solução está fresco, a parafina assume a forma de gotículas sólidos. O tensides manter essas gotículas suspenso uniformemente na mistura, em oposição a aglomerem ou flutuar na parte superior.
Como a solução é aquecida, as gotículas de derreter, armazenar o calor no processo. Circulado em tubos de cerca de baterias para EV, CryoSolplus poderia utilizar este processo para continuamente levarem bateria gerado calor. A parafina liquefeita forma de volta em gotas como a solução arrefece, pronto para repetir o processo na unidade seguinte.
A dispersão uniforme das gotas é a chave para a eficácia do refrigerante, por isso os pesquisadores tiveram para se certificar de que os tensioactivos que escolheram pode ser armazenado por um longo tempo sem se deteriorar, que poderiam enfrentar os rigores do que está sendo bombeado através de tubos, e que tensões térmicas (como congelar e descongelar) não afetaria o seu desempenho.
Devido CryoSolplus conduz o calor muito melhor do que a água, menos líquido seria necessária dentro do sistema de arrefecimento de um veículo, resultando em um tamanho menor refrigerante do tanque e menor peso. Estima-se que um sistema que utiliza o refrigerante seria apenas cerca de € 50 a € 100 (EUA $ 61 - $ 122) mais caro do que um sistema de refrigeração à base de água .
A empresa está agora trabalhando no sentido de aumentar a capacidade do líquido de arrefecimento do calor, juntamente com sua capacidade de transferir calor e fluir mais suavemente. Os testes de campo utilizando um veículo experimental estão sendo planejadas.
Fonte: Fraunhofer