
“No caso do motor, por exemplo, o desgaste de alguns componentes pode acabar comprometendo o bloco e o eixo virabrequim, ocasionando prejuízo maior no bolso dos consumidores”, afirma o engenheiro Ricardo Nonis, diretor do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores.
Na retífica o motor será desmontado para depois passar por processo de limpeza dos componentes, usinagem, remontagem e regulagem. “A higienização é feita com banhos químicos para eliminar resíduos de óleo, carvão e cola”, explica.
Em seguida as peças seguem para a usinagem em diferentes máquinas. “As características do motor são todas restabelecidas após a retífica, tanto com relação ao desempenho, quanto à durabilidade. Um motor retificado tem que render e durar tanto quanto um motor novo”, finaliza.
Cuidados que podem evitar gastos desnecessários
Diariamente, também é preciso verificar o nível de água, se há vazamentos em mangueiras ou radiador, bem como observar o nível de óleo, o estado de mangueiras e filtros.
Caso o veículo precise de reparos, a recomendação é levar a um mecânico de confiança.
Fonte: Jornal da Mídia
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