Fazer revisão regularmente em itens de segurança, mantendo o veículo em bom estado de uso garante mais segurança no trânsito. Países que adotaram medidas para inspecionar freios, lanternas, pneus e outros itens, obtiveram redução no número de acidentes de trânsito.
Desde 1997, existe a resolução nº 84 do Contran (artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro, conforme lei 9.503 de 23/09/97), que prevê a implantação da Inspeção Técnica Veicular no País, mas o projeto de lei sobre o tema aguarda aprovação em Brasília.
Estudos mostram que a implantação da Inspeção Técnica Veicular pode reduzir em até 30% o número de acidentes, salvando 12 mil vidas ao ano (média de 33 pessoas ao dia).
Enquanto a aprovação da Inspeção Técnica Veicular não se torna realidade, o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP) e lançou, em 2008, o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, lembra que, no Dia do Motorista, comemorado dia 25 de julho, é importante ressaltar que revisões periódicas no veículo podem deixá-lo mais seguro. “A falta de manutenção do veículo não é cogitada como uma possível causa de acidentes. Até porque o País não tem estatística sobre o estado de conservação dos itens de segurança dos veículos envolvidos em desastres no trânsito”, alerta o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento.
No trânsito, imprevistos acontecem a todo o momento e o veículo precisa estar preparado para corresponder à altura das necessidades. Para isso, é preciso mantê-lo em boas condições de uso, fazendo a manutenção preventiva indicada no manual do fabricante em uma oficina de confiança.
Dados de pesquisa realizada com 4 mil motoristas para avaliar o comportamento e cuidados com a manutenção do veículo indicam que, quanto mais idade tem o automóvel, menor é a preocupação do dono com o seu estado de conservação. “Isto é contraditório e preocupante, pois, com o uso, ocorre desgaste das peças, exigindo assim maior cuidado para garantir que o veículo permaneça em boas condições. A educação no trânsito deveria ir muito além da forma de como o motorista conduz e abordar aspectos relacionados também à manutenção adequada do veículo”, finaliza o coordenador do GMA. .
Sobre o Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% – O programa Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100% é uma iniciativa inédita no Brasil que possui uma série de ações com objetivo de conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, bem como realiza treinamento para melhorar a capacitação de profissionais de oficinas. Foi criado, em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne todas as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP).
Para mais informações e dicas de manutenção preventiva de veículos, acesse o site: www.carro100.com.br .
Com informações da Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário